Inicialmente, graças aos avanços da tecnologia, diversos recursos e serviços podem ser realizados apenas com um celular ou qualquer outro dispositivo. Assim, isso não ocorreu diferente para a Carteira de Trabalho, visto que nos dias atuais haja a sua versão digital que auxilia e agiliza a vida de muitos brasileiros.
Porém, muitas dúvidas podem surgir ou também a pouca compreensão sobre como exatamente utilizar o aplicativo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para sanar suas dúvidas! Portanto, se você deseja saber mais informações e compreender de uma maneira esclarecida, confira o artigo logo a abaixo.
O que é a Carteira de Trabalho Digital?
À princípio, a Carteira de Trabalho Digital corresponde a uma versão digitalizada do instrumento que documenta e comprova a existência de uma relação trabalhista entre uma pessoa e uma empresa contratante.
Sendo assim, quando uma pessoa já possui o registro na carteira de trabalho, ela terá todos os direitos trabalhistas prescritos pela lei.
Além de possuir as informações de registro sobre o trabalhador, a ferramenta permitirá consultas online sobre contratos de trabalho antigos, o que inclui os dados financeiros e o período.
Ademais, solicitações somo o seguro-desemprego e andamento da concessão de benefícios como o Abono Salarial poderão ser realizados dentro do aplicativo.
Aliás, vale mencionar que a Carteira de Trabalho Digital funciona apenas como documento para finalidade de monitoramento dos contratos empregatícios e outros dados relacionados. Ela não será válida como documento de identificação.
Os benefícios da carteira de trabalho digital
Em suma, ao decorrer do uso será possível notar alguns benefícios da carteira digital de trabalho, sendo eles:
- Atualização serão inseridas de maneira automática, como as mudanças na remuneração e inserção de férias, como exemplo;
- Uma maior facilidade no acesso das informações de registro, empregos antigos e cargo do atual trabalhador;
- Ao solicitar os benefícios e auxílios, não será mais necessário recorrer aos centros de atendimento convencionais, o que agilizará o processo e reduzirá o tempo de espera;
- As informações passam a ser consolidadas em um único ambiente virtual, dessa maneira, os riscos de perder os dados importantes para que a carreira diminuem, com uma grande facilidade para consultas;
- órgãos trabalhistas conseguirão agilizar as suas fiscalizações através de uma plataforma de registros centralizada e moderna.
Como acessar a carteira de trabalho digital? Testar o aplicativo
Certamente que algumas pessoas terão dúvidas sobre como acessar a carteira de trabalho digital, porém o processo é bem simples e poderá ser realizado pela internet.
Dessa maneira, para acessar o seu documento será necessário baixar o aplicativo (caso não tenha confiança, baixe apenas para testar o app), fazer o login com os seus dados da conta GOV.BR e autorizar o aplicativo a usar as suas informações para a CTPS Digital.
Além disso, caso você perca a sua CTPS será possível solicitar uma nova, tendo em consciência que ela ainda será necessária para comprovações futuras.
Para que serve a carteira de trabalho digital?
Em suma, aprender como fazer a carteira de trabalho digital permite que o empregado tenha toda as suas informações e os registros consolidadas em apenas um único lugar, visto que a opção sirva para simplificar as rotinas de acesso e solicitações.
Assim, com a ferramenta, será possível:
- Acompanhar novos contratos utilizando apenas o smartphone;
- emitir pedidos de benefícios sociais, como o seguro-desemprego e os auxílios relacionados ao emprego, como o abono;
- Conferir os dados antigos sem que seja necessário documentos de papel ou solicitar atendimento em um órgão federal;
- Simplificação da comprovação das experencias, o que reduzirá as chances de perder os dados com em documento de papel;
Contudo, essas facilidades podem ser considerada os principais objetivos da carteira de trabalho digital, que visa otimizar as solicitações dos trabalhadores.
Aliás, a carteira de trabalho já poderá substituir a carteira física, o que torna desnecessária a sua apresentação no momento da contratação.
Afinal, a Carteira digita de trabalho substitui a impressa?
Em suma, as carteiras de trabalho digitais começaram a substituir os documentos impressos em 2019, com emissão virtual priorizando novos registros a partir de então.
Desta forma, todos os serviços e tutoriais do governo federal apontam para o passo a passo de cadastramento em um site e download de uma carteira para o smartphone, em vez de orientar sobre a solicitação de documentos físicos.
Porém, a caderneta física ainda não foi totalmente extinta, pois pode ser emitido em circunstâncias especiais, por exemplo, quando o empregador não utiliza o eSocial. Nesses casos, é necessário ter o registro físico da nota correspondente feita no cartão original.
O mesmo se aplica às submissões de provas antigas. Se o ex-empregador não atualizou o sistema, o governo pode emitir um novo cartão para atualizar os dados ou exigir que o cartão antigo seja verificado.
Conclusão
Contudo, espero ter ajudado melhor na compreensão sobre a Carteira de Trabalho Digital, e o seu aplicativo. Obrigado pela leitura!