Auxílio Brasil – Como receber o novo valor R$600

Publicidade

O governo federal introduziu o Auxilio Brasil, um novo programa de transferência de dinheiro auxilio brasil 2022 em substituição do Bolsa Família, em Novembro de 2021. Com a reformulação do aplicativo auxilio brasil 2022, os beneficiários receberam um benefício mais elevado, e a partir de Janeiro de 2022, o programa foi alargado a 18 milhões de famílias.

Segundo o Ministério da Cidadania, a inscrição para o aplicativo auxilio brasil 2022 continua a ser feita da mesma forma que para o Bolsa Família, ou seja, através do Registo Unificado de Programas Sociais – CadÚnico.

O Registo Unificado CadUnico recolhe informação sobre famílias de baixos rendimentos no país. Usando este registo, o governo federal, os estados e os municípios identificam os brasileiros elegíveis para programas sociais.

Publicidade

De acordo com o governo federal, o novo programa Auxilio Brasil visa promover a cidadania através da garantia de rendimentos, com enfoque na superação da vulnerabilidade social das famílias abrangidas, reduzindo a pobreza e a pobreza extrema, e promovendo o desenvolvimento da primeira infância.

O novo programa social Auxilio Brasil visa também emancipar as famílias, integrando os jovens no mercado de trabalho e promovendo o empreendedorismo. O Auxílio Brasil consistirá em três prestações básicas o abono de família pré-escolar, o subsídio de composição familiar e o subsídio de pobreza extrema e seis prestações suplementares adicionais.

Publicidade

As três prestações de base podem ser pagas cumulativamente de acordo com a composição do grupo familiar, tendo as prestações da primeira infância e da composição familiar um limite de 5 prestações por família.

Muitas pessoas estão com duvidas, pois depois da eleição ninguém sabe o que ira acontecer com este beneficio, porem todos os caminhos indicam que o presidente Lula ira manter o Auxilio Brasil, vamos ver quais são os próximos passos do nosso novo presidente.

Quem irá receber ajuda brasileira?


Segundo o Ministro da Cidadania, João Roman, o Auxilio Brasil será pago às famílias em situação de pobreza e pobreza extrema. O governo federal reavaliará periodicamente o montante de cada prestação, os valores de referência que descrevem a situação de pobreza ou pobreza extrema e a idade do público a visar. O auxílio Brasil substituirá o Bolsa Família

Publicidade

Para ser elegível para as prestações da primeira infância e composição familiar, uma família que vive na pobreza deve ter uma mulher grávida ou uma pessoa com menos de 21 anos de idade na sua composição incompleta. Se, após receber ambas as prestações, o rendimento mensal per capita do agregado familiar ainda for igual ou inferior ao limiar de pobreza extrema, o agregado familiar terá direito a uma prestação para superar a pobreza extrema.

Como se registar no CadÚnico único em 2022


Para se inscrever no Registo Únicoe receber o Auxilio Brasil, um membro da família com 16 ou mais anos deve dirigir-se a um CRAS ou centro de serviço CadÚnico na sua cidade. Não é possível registar-se para o registo único online.

A pessoa que irá registar a família, que deve ser de preferência uma mulher, será a pessoa responsável pela família. Ao inscrever-se, a pessoa responsável pela família deve apresentar o seu cartão CPF ou cartão de eleitor e trazer pelo menos uma cópia de cada documento para cada pessoa da família.

Como consultar o CadÚnico?


Há duas maneiras de verificar se está listado no Registo Unificado: por telefone ou online no site do Meu CadÚnico. Os cidadãos podem verificar se o seu registo está ativo, ligando para o 0800 707 2003. O escritório está aberto das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos fins-de-semana e feriados públicos. A chamada é gratuita.

Para verificar o registo online no CadÚnico, os membros da família podem visitar o site Meu CadÚnico ou descarregar a aplicação gratuita Meu CadÚnico a partir das plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).

Através do Meu CadÚnico, o membro da família pode verificar o Número de Identificação Social (NIS), os dados da família e emitir um vale CadÚnico caso necessite de provar a sua inscrição no Registo Único.

Para mais informacoes acesse o site do governo federal.

Publicidade