Atualmente, com os avanços tecnológicos a todo o vapor, muitas ferramentas e coisas do dia a dia foram facilitadas, especialmente documentos.
Isso não seria diferente para a Carteira de trabalho, que conta com sua versão digital acessível através do aplicativo. Porém, muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas.
Porque mesmo os recursos que vieram online anos atrás ainda são tão pouco conhecidos pelos trabalhadores.
No entanto, essa alternativa substituiu os tradicionais documentos em papel e é importante que novos funcionários e recém-chegados ao mercado saibam como fazer o cadastro online.
O que exatamente é a carteira de trabalho digital?
À princípio, a carteira de trabalho digital é uma ferramenta que apresenta todos os dados e cadastros do trabalhador na plataforma, que pode ser cadastrada e acessada diretamente pela internet.
Sendo criado em 2017 pelo governo federal em parceria com o Ministério do Trabalho, possui como principal objetivo facilitar a vida do trabalhador.
No entanto, foi apenas em 2019 que começou a substituir os tradicionais documentos em papel e a recolher as informações mais importantes sobre os profissionais na aplicação.
Dessa forma, o usuário poderá acessar o que precisar usando apenas seu smartphone, ainda sem correr o risco de perder seus registros ou esquecê-los quando necessário.
Além de conter informações de registro sobre o trabalhador, a ferramenta ainda possibilita as consultas online sobre contratos de trabalhos antigos, como os dados financeiro e o período por exemplo.
Ademais, solicitações como o seguro-desemprego e andamento da concessão de benefício como o Abono salarial passaram a der feito dentro do app.
Como funciona?
À princípio, todas as pessoas inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas, já possuem uma carteira de trabalho digital, apenas sendo necessária habilitá-la. Ao ser habilitada, o trabalhador poderá acompanhar as informações contidas em sua carteira digital por meio do aplicativo para celular ou site do governo.
Porém, no ponto de vista do empregador, a carteira de trabalho digital funcionará da mesma maneira que para os funcionários. Visto que as empresas farão todas as admissões e demissões e anotação por meio da internet, que facilitará muito o processo.
Os benefícios da carteira de trabalho digital
Afinal, não é uma novidade que a carteira de trabalho digital possui diversos benefícios, sendo alguns deles:
- Acesso facilitado às informações cadastrais, empregos anteriores e cargos atuais dos trabalhadores;
- Atualizações automáticas, como as mudanças na remuneração e inserção de férias, como exemplo;
- Eliminar a necessidade de recorrer aos tradicionais centros de atendimento para solicitar benefícios e assistências, simplificando o processo e reduzindo os tempos de espera;
- Novos funcionários podem aproveitar a ferramenta para gerar informações cadastrais de maneira mais fácil;
- As informações passaram a ser consolidadas em ambiente virtual, o que reduz o risco de perda de dados relacionados à carreira e, ainda, facilita a consulta;
- Por fim, as agências trabalhistas podem agilizar suas inspeções por meio de uma plataforma de registro centralizada e moderna.
Como acessar a carteira de trabalho digital?
Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre o que fazer com a carteira de trabalho digital, mas o processo será bem simples e também pode ser feito online.
Desse modo, para acessar o seu documento será necessário baixar o aplicativo, realizar o login com os seus dados da conta GOV.BR e autorizar o app de utilizar as suas informações para a Carteira de Trabalho Digital.
Ademais, se você perder a sua Carteira de Trabalho física, será possível solicitar uma nova, levando em consideração que ela ainda será necessária para fins de comprovação.
Afinal, para que serve a carteira de trabalho digital?
Em suma, a Carteira de Trabalho digital permite que os funcionários consolidem todas as informações e registros em um só lugar, pois métodos alternativos simplificam os procedimentos e solicitações de acesso.
Assim, com esta ferramenta você poderá:
- Acompanhe novos contratos usando apenas seu smartphone;
- Examine dados antigos sem recuperar documentos em papel ou solicitar assistência de órgãos federais;
- Solicitações de assistência relacionada ao emprego, como benefícios sociais, como seguro-desemprego e subsídios;
- Simplifique a prova de experiência profissional e reduza a chance de perder ou comprometer os dados em papel.
Portanto, estas facilidades são um dos principais objetivos da carteira de trabalho digital, que visa também otimizar as exigências dos trabalhadores.
Por fim, as carteiras de trabalho vem substituindo a carteira física, logo, não terá a necessidade de mostrá-los no momento da contratação. Muito bacana não?
Conclusão
Contudo, se você não possui tanta confiança ou apenas está pesquisando sobre esta opção ainda, vale dizer que o aplicativo será extremante útil em sua vida profissional.
Aliás, a praticidade estará diretamente em suas mãos. Espero ter ajudado e até mais!