Saiba como funciona o saque FGTS antecipado. É importante ressaltar, que se você é um trabalhador brasileiro em modelo CLT, ou seja, com um contrato de trabalho assinado, têm certos direitos garantidos pela legislação laboral. Um deles é o Fundo de Reserva para o Pagamento de Indemnização (FGTS).
A vida de muitos brasileiros tornou-se financeiramente mais difícil após a pandemia que ainda estamos a viver.
Muitas pessoas perderam os seus empregos ou tiveram os seus rendimentos reduzidos, e a antecipação do FGTS pode ser uma das estratégias para obter um rendimento extra durante este período.
Para ter esta possibilidade, o trabalhador precisa de ter aderido à modalidade de Retirada de Aniversário do FGTS, sendo capaz de antecipar alguns períodos de recebimento como forma de empréstimo.
Em geral, este direito do empregado pode ser retirado em caso de, por exemplo, despedimento sem justa causa ou reforma.
No entanto, a fim de deslocar a economia e também apoiar profissionais em despesas ou outros projetos, alguns levantamentos extraordinários são frequentemente libertados pela Caixa Econômica Federal.
Primeiro, é importante entender o que o saque FGTS antecipado e como ele funciona.
Afinal, o que é FGTS antecipado?
Vale a pena salientar que várias categorias são elegíveis para este benefício: trabalhadores temporários, permanentes e sazonais, trabalhadores rurais e de colheita, desportistas profissionais, jovens estagiários e trabalhadores domésticos. Os estagiários, freelancers e trabalhadores independentes não são elegíveis.
Todos os meses, a empresa empregadora deve pagar um montante igual a 8% do salário do empregado numa conta detida na Caixa Econômica Federal, a instituição financeira responsável pela administração do benefício.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) atua como uma reserva financeira para os trabalhadores brasileiros registados ao abrigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A ideia é que este benefício poderia ser utilizado numa emergência, por exemplo, em caso de despedimento sem justificação. Nesses casos, seria devida uma penalização de 40% do montante depositado pela empresa durante o período de emprego.
O Saque FGTS antecipado acontece antes da data prevista em algumas situações.
O que significa o saque FGTS antecipado?
A opção de antecipação do Aniversário pode ser feita no site do FGTS Caixa, nas agências, na Internet Banking Caixa, no App FGTS ou no App CAIXA Tem.
Antecipar o FGTS significa a possibilidade de receber, antecipadamente, o valor de algumas prestações do Subsídio de Aniversário.
Por outras palavras, é um empréstimo em que o trabalhador pode receber imediatamente um montante que demoraria muito tempo a chegar até ele.
Por isso, o saque FGTS antecipado pode ser uma boa opção a você.
Falando na prática como é feita saque FGTS antecipado?
Inicialmente, o período de espera destinava-se a ser limitado a três levantamentos no aniversário, mas foi decidido que o saldo da conta do FGTS seria totalmente libertado e que as condições de funcionamento seriam transferidas para as partes envolvidas: o cliente e a instituição financeira.
O pagamento antecipado do FGTS funciona como um empréstimo. O número de adiantamentos depende das regras de cada instituição financeira.
Neste método, o valor é descontado do saldo da conta do FGTS do empregado na data da contribuição anual determinada para a modalidade específica.
No entanto, uma vez que o pagamento deste empréstimo é garantido pelo saldo da conta, os juros cobrados sobre este empréstimo são muito inferiores aos de outras linhas de crédito.
No entanto, deve estar ciente de que, como o saldo do FGTS serve de garantia para este empréstimo, será bloqueado até à data de pagamento integral da dívida.
Então caso você queira realizar o saque aniversário, solicite hoje mesmo na Caixa Econômica Federal uma solicitação, vale super a pena se você estive precisando de grana. Afinal, é um dinheiro seu que está ali rendendo, confira os termos de adiantamento do saque com o seu banco.