Cadastro Único Minha Casa Minha Vida, também conhecido como CADun é um programa do Governo Federal, que visa beneficiar pessoas de baixa renda em programas sociais do Governo, o mesmo é responsável pelo o cadastro que ajuda milhares de pessoas a obter algum tipo de renda do Governo, através desse cadastro o Governo Federal consegue de fator saber quem são as pessoas que precisam de um auxílio financeiro nos programas de transferência de renda.
Se já ouviu falar sobre o Registo Unificado, mas não sabe os detalhes de como se registar, este é o artigo certo! Muitas pessoas não recebem vários benefícios devido à falta de informação sobre eles.
É comum passar demasiado tempo no telemóvel e esquecer-se de procurar este tipo de informação por causa das distrações diárias. No entanto, o Cadastro Único Minha Casa Minha Vida é um programa que se deve conhecer.
O Cadastro Único Minha Casa Minha Vida (CadÚnico) é a principal ferramenta para incluir famílias de baixos rendimentos em programas federais
O Registo Unificado (Cadastro Único) é o principal instrumento do governo para incluir famílias de baixos rendimentos em esquemas federais como a Tarifa Social e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para além do qual têm direito a assistência de emergência e ajuda brasileira, bem como outros benefícios.
Esta informação é também utilizada pelos estados e municípios para a implementação de políticas públicas.
O Cadastro Único Minha Casa Minha Vida também da possibilidade de obter descontos e facilita a aprovação no programa Minha Casa Minha Vida, temos a promessa de após as eleições este beneficio social também deve ser ampliado, estamos por aqui acompanhando as novidades referente a isso para que possamos trazer todas as informações quentinhas direto pra você.
Quem participar do Programa Cadastro Único Minha Casa Minha Vida – CadÚnico:
O programa Cadastro Único é um programa do Governo Federal que visa ajuda famílias de baixa renda e que atenda alguns requisitos tais como:
- As famílias contempladas pelo o programa deve receber apenas 1 salário-mínimo por pessoa;
- Famílias com rendimento mensal total de até 3 salários conforme o previsto pelo o mínimo nacional;
- Pessoas que vivem em situação de extrema pobreza e rua;
- Pessoas que constituem uma família unificada, ou seja, moram sozinha.
Como se inscreve no programa Cadastro Único (CadÚnico)?
Poucas pessoas sabem mais em março deste ano 2022 foi lançado o aplicado nomeado como CADÚnico através do mesmo os interessados podem se cadastrar no programa, o aplicativo facilitou muito o processo de inscrição no cadastro, porém ao efetuar o mesmo você tem até 120 dias para comparecer a um posto de atendimento mais próximo a sua residência e confirmar seus dados.
Como fazer o Cadastro Único?
O cadastro é bem simples e fácil e você pode fazer sem qualquer dificuldade, basta apenas acessar o aplicativo CadÚnico ou pelo o acesso web, depois disso compareça ao CRAS mais próximo e pronto, mais é importante ter todos os seus em mãos para confirmar o seu cadastro.
Tais como:
- Certidão de Nascimento ou casamento
- CPF e RG;
- Titutlo de Eleitor;
- Carteira de trabalho a famosa CTPS;
- RANI – Documentos estes somente para pessoas indígenas
Ao procurar ajuda do Registo Unificado, seja o CRAS ou o Registo Unificado, o passo mais importante que o tutor da família deve tomar é a entrevista.
O assistente social, que é funcionário da administração municipal, perguntará sobre vários aspectos da realidade da família: quem está na família, características do agregado familiar, despesas, se há pessoas com deficiência na família, o nível de educação dos membros da família, as características do trabalho e salários dos membros da família, e se a família é uma família indígena ou quilombola.
Esta entrevista pode ser gravada num formulário de papel separado ou no próprio sistema do cadastro único sistema de registo diretamente no computador. Em qualquer destas situações, o entrevistador deve solicitar a assinatura da pessoa responsável da família no formulário preenchido ou impresso e fornecer o comprovativo de registo.
Para saber se uma família está ou não registada e se precisa de atualizar o seu registo, um membro da família pode verificar o seu estado de registo através da aplicação Meu Cadastro Único, que permite aos cidadãos registados no registo único aceder aos seus próprios dados e aos da sua família e imprimir uma prova de registo.
Também permite aos cidadãos que estão registados no Registo Único aceder aos seus próprios dados e aos da sua família e imprimir um certificado de registo. As pessoas podem comunicar casos em que o Sector de Registo Unificado não queira efetuar um registo, contactando o Gabinete do Provedor de Justiça do Ministério da Cidadania através do número 121.